14 setembro 2011

Cores e Experimentação na Grécia


Especialistas em combinar objetos encontrados,com habilidades manuais e tecnologia avançada, Fernando e Humberto Campana mas uma vez surpreenderam.
Convidados para realizar a revitalização do antigo Hotel Palace Olímpicos perto da Praça Sintagma, no coração de Atenas.Esse espaço foi construído originalmente em 1958 por Iasonas Rizos e é considerado um do melhores exemplos de arquitetura modernista em Atenas.Aceito o desafio,os Brothers como são chamados lá fora,ressignificaram o espaço,valorizando os aspectos da cultura local.Hoje, o hotel segue com traços característicos,com o colorido e inovador olhar da Yes Hotels, junto a brasilidade dos Campanas.O projeto foi desenvolvido através de um workshop local com estudantes,sob a direção dos Campanas.



                                            Detalhes decorativos com o famoso olho grego

Lavatório assimilando as formas do diamante

Bancada em mármore translúcido 


A maior parte do que não seria utilizado pelo hotel,como portas e mobiliários a caminho do descarte,foi desmontado e reutilizado pela dupla,criando grandes painéis,chamados por eles de painéis de memória e servindo esses de revestimento de alguns ambientes.



 No restaurante essa solução foi utilizada nas colunas.Essa prática de reutilização  é constante nos trabalhos da dupla,que visam um processo e produto de design,voltado aos conceitos de sustentabilidade e valorização da cultura.














Parte das cadeiras permaneceram como estavam e as outras receberam adições híbridas , próteses ,que davam um um novo significado conceitual ao objeto.


A utilização constante do multiculturalismo como elemento diferenciador ,gerando o mínimo de resíduo é um exemplo a ser seguido.E um dos  porques de tanto sucesso da dupla. 







Tive o prazer de conhece-los pessoalmente em 2007,uma "tietagem" so..rss...,para alguns "mico".Para outros assim como para mim uma honra,e desses momentos que se guarda para a vida inteira.
A lição? simplicidade,perseverança e muita coragem de se reinventar,sempre acreditando no trabalho e na inserção social.



Me achou aí?


Abç.

a tds.

2 comentários:

  1. Ai, adorei seu blog! E também adoro os "Brothers" hehe. Acho que também faria a maior tietagem se os conhecesse!
    um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Rss...Oi Debora!! obrigado pela visita e volte sempre.Também adoro seu site,sou sua visitante assídua.

    Abç.

    ResponderExcluir

Bem vindo!,seu comentário é muito importante.