01 fevereiro 2011

Decor Estilo Chinês

Tenho fascínio pela cultura oriental.Por sua profusão de sons,cores,aromas e sabores.No dia 03 de fevereiro próximo começa o ano novo na China,então vamos através de algumas imagens  "viajar" numa pitada dessa civilização de mais 4000 anos de história.



O decor chinês tradicional é vibrante,tem forte utilização das cores
preto e vermelho predominando,bem como a utilização do amarelo,azul e o verde.O elemento ouro também é muito forte assim como a padronagem e a utilização recorrente de cores primárias.Tecidos opulentos bordados com motivos tradicionais e peças da tradicional porcelana chinesa.
   



A China como o resto do oriente em geral vive um processo de "ocidentalização" a tal cultura de massa que está tomando conta de tudo é isso reflete na sua arquitetura e design contemporâneo.Uma economia crescente acima da média contribui para a aceleração do processo nas grandes cidades.

"Os Chineses são coloristas capazes de equilibrar com o mesmo sucesso tanto os tons mais vivos como tons mais delicados". Desde que os primeiros homens começaram a usar as cores como forma de magia para atrair, através de seus poderes, a tão preciosa caça, as cores passaram a ter um papel cada vez mais fundamental e simbólico em todas as culturas do mundo.
Na Índia e na China o poder das cores é usado há milhares de anos como forma de energia que influencia todos os aspectos da vida.

Os centros energéticos do corpo, conhecidos como Chakras pelos budistas e hindus são regidos pelas cores, de maneira que seu uso deve ser estudado e todo cuidado deve ser tomado para que o equilíbrio entre o material e o astral se mantenha inalterado fazendo com que a saúde, a sorte e a sanidade sejam sempre preservadas. 




Interior Design Chinês

A cor vermelha, por ser yang e vibrante é a cor predominante durante as comemorações do Ano Novo chinês.Na China o vermelho é usado para expressar celebração e sorte,em muitas culturas é considerado uma cor mágica,representa o sangue, a essência da vida. 
Pagode ou Pagoda Chinês




No calendário  gregoriano se comemora na maioria das nações em 31 de dezembro o ano novo,na China o ano novo é de acordo o calendário lunar,onde cada ano segue a ordem do horóscopo chinês em um ciclo de doze anos.O ano de 2011 é o ano do coelho,considerado pelos orientais um bom ano,pois carrega as características atribuídas ao animal como calmaria,docilidade,prosperidade,serenidade,
familiar,reserva e a sorte.

                                            Fig.da Festa do Ano novo Hong Kong -Flicker

Os primeiros registros sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2.000 anos.Durante a comemoração, lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal, e só serão retiradas após os 15 dias do Ano Novo. Fogos de artifício são estourados para espantar os maus espíritos.






Os anos começam sempre em uma lua nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro e cada ano recebe o nome de um animal:rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão, porco. 


Cada ciclo começa no ano do Dragão.Veja aqui o calendário dos ciclos.Um dos costumes também é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho também o fogo e o sucesso. 

Peça de Design de Li, Jianye Shatin, de Hong Kong - 






Obra de Arte da Bienal Chinesa







Arquitetura e Design de Interiores - Contemporâneo













Então a todos um Feliz Ano Novo Chinês! 





Fonte : Teresa Kam Ten ,Brasil escola,flicker,gramatica do ornamento,design chine

6 comentários:

  1. O que mais gosto no estilo decór asiático são as cores vivas e quentes, em especial o vermelho e o amarelo! Sabendo dosar nos ambiente, dá um ar bem misterioso e alegre!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Vanessa,o poder das cores e a padronagem são o que mais me encanta.Espero que resistam a pasteurização global.

    abç volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Amei os quartos e a sala...bem espaçoso e aconchegante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline,bem vinda!!

    Que bom que gostou,obrigado pela visita.

    Abç.

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriana, tudo bem? Vim agradecer à sua visita lá no blog e encontrei esse belo post sobre o estilo oriental... adorei! Você já viu o filme "Memórias de uma Gueixa"? Se não viu, corre assistir: além da história ser linda, a ambientação dele é fantástica! Eu, que reparo na decoração de qualquer coisa que vejo, fiquei babando!

    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  6. Ei Larissa!!,prazer receber você!.

    Vi sim também gostei muito,pelo figurino,
    fotografia,acervo histórico etc...rss demais!!

    Fica a dica para quem ainda não assistiu e gosta do tema.

    Grande abç.

    ResponderExcluir

Bem vindo!,seu comentário é muito importante.