11 dezembro 2010

Tira Dúvidas para quem vai oferecer a Ceia


A ceia vai ser na sua casa esse natal ?? nada mais gostoso que receber  quem a gente gosta em grande estilo.Elaborei esse post como um plantão de dúvidas rápidas para as festas ,sucesso no seu evento!!


Existem duas formas de arrumar a mesa:

*Tem a forma que cada um vai pegando seu prato e se servindo
, conforme a primeira figura abaixo;

*Tem a forma dos jantares reais, que a mesa já é toda preparada, conforme as outras imagens.nessa modalidade há um auxiliar ou garçom que serve a todos.








Disposição de talheres:







A ordem dos talheres e dos copos é a mesma em que os pratos serão servidos: os primeiros talheres a serem usados são os mais afastados do prato. O pequeno garfo de três dentes (1) é o usado para comer ostras; a colher (2), para a sopa; a faca e o garfo mais externos (3 e 4) serão para o primeiro prato, geralmente uma carne branca como peixe ou frango. Se for peixe, esse jogo de talheres será trocado pelo que é próprio para comer peixe. A faca e o garfo mais próximos do prato (5 e 6) são para o prato principal. Os demais talheres e utensílios são a faca de manteiga (7); o guardanapo (8); o sous-plat ou prato de serviço (9); o prato de pão (10); e os copos, o de pé maior (11), para água;. o copo médio (12) para o vinho tinto que acompanha o prato principal;. e o copo de pé menor (13), para o vinho branco que acompanha o primeiro prato. Os talheres de sobremesa são trazidos à mesa junto com o prato de sobremesa. Mas podem também ser deixados sobre a toalha desde o início da refeição, colocados logo acima do prato de serviço, linearmente entre o pratinho de pão (ou de manteiga) e os copos. Os cabos da colher e da faquinha de sobremesa são voltados para a direita e o cabo do garfo para a esquerda. A taça da sobremesa terá por baixo seu próprio prato de serviço. Neste caso, a colher utilizada é deixada, ao final, sobre esse prato de serviço, e não na taça em que a sobremesa foi servida.


DÚVIDAS:

1. Qual é a forma correta de arrumar a mesa para um almoço ou jantar?


As facas ficam do lado direito do prato, com as lâminas voltadas para dentro. A colher de sopa (se tiver) vai ao lado da faca. Os garfos ficam do lado esquerdo, assim como os guardanapos, já dobrados. Os copos vão acima do prato, do lado direito.



2. Os anfitriões têm lugar determinado para sentar? E os convidados?

Em geral, os anfitriões se sentam na cabeceira. Eles podem ser servidos primeiro, mas as mulheres também podem ser servidas inicialmente ou algum convidado especial, quando houver. Esse convidado senta-se à direita do anfitrião. Os outros, onde lhes convier. 3. Tenho que segurar a faca e cortar com a mão direita? Se você for canhota, não necessariamente. Para as destras, isso seria de bom tom – mas os especialistas recomendam, antes de tudo, que você se sinta confortável. Sentir-se segura é essencial para evitar gafes maiores, como deixar escorregar o talher, pondo comida para fora do prato.



4. Se servirem algo que não conheço e não sei como se come, o que devo fazer?

Espere alguém começar a comer e tente fazer igual.

5. Como devo proceder para me livrar de uma espinha de peixe ou caroço de fruta, por exemplo?

Pode ser com a mão ou pondo no talher, tanto faz. Depois, coloque naturalmente este resto no cantinho do prato e continue comendo.

6. O que faço com o guardanapo quando estiver comendo? E quando terminar?

Se for guardanapo de pano, coloque-o sobre seu colo, sempre. Se for de papel, não precisa. Ao terminar de comer, disponha-o, dobrado, de volta à mesa, do lado esquerdo do prato.


Gostaram achei nesse blog :gastronomiadivertida


Abç e Feliz natal!!!

a tds.

Um comentário:

Bem vindo!,seu comentário é muito importante.