18 outubro 2010

FAROL DE SANTA LUZIA

Esse post é em homenagem ao Farol de Santa Luzia, localizado no final da Praia da Costa,em Vila Velha.
Em um terreno rochoso de encosta íngreme na ponta de Santa Luzia, o farol foi erguido em 1870 e inaugurado em 1871. Medindo 12 metros de altura e 9 metros quadrados de base, o atrativo emite, ininterruptamente, sinais aos navegantes com um alcance de 32 milhas marítimas. Seu funcionamento é movido à eletricidade e foi montado por Barrier e Turene em Paris, França. Serve de orientação à navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.






Por toda a cidade tem diversas placas indicando o caminho,porém nenhuma delas informa que o farol não está mais aberto a visitação,pasmem!! é verdade, estive lá por duas vezes e não conseguimos acessar.A penúltima o ano passado ,disseram que estava em reforma e a outra nesse sábado onde fomos informados do seu fechamento pelo morador.Nas duas vezes eu levava amigos de outros estados que vieram conhecer as belezas locais.
Ao que parece por uma falta de entendimento entre a prefeitura de Vila Velha e a Marinha sobre a manutenção do lugar ,a mais de ano não se pode mais visitar.
Segundo informaçoões não oficiais o motivo seria que ninguém quer arcar com a conta da manutenção do local,e a Marinha achou por bem cancelar as visitas e elegeu algum sortudo para morar lá e assim tomar conta do lugar.




Detalhe por toda a Vila Velha a sinalização indica o local como principal ponto turístico da cidade.







Farol- Placa de entrada



Inscrição da fundação,como podem ver é um monumento de 1870.


Instalações do Farol que deviam abrigar um museu,hoje residência do "cuidador" do local.

Acesso principal

Após o acesso se chega as pedras onde é possível a pesca de anchovas ou simplesmente apreciar a vista que é fenomenal.Além de ser a rota de entrada do Porto de Vitória,detalhe td hora passam imensos navios por aqui.Já presenciei a entrada de um, numa visita que fiz quando o mesmo estava aberto a visitação a uns 3 anos atrás,é digo, é maravilhosamente impressionante.
É o local mais privilegiado para se apreciá-los em meio a essa paisagem belissíma é sua construção secular,fora que, do outro lado está a baía de Vitória e a terceira ponte numa vista linda de viver!!.

Fica aqui registrado nosso apelo a Secretaria de turismo é a prefeitura de Vila Velha do ES,para que deem a devida atenção ao assunto,já que o local é um ponto turístico oficial nos guias de turismo do Brasil e do estado. Um museu alí é e seria tudo de bom para o município.






Farol lá no fundo

Se gostou divulgue,quem sabe assim alguém não resolva essa situação.




Abç a tds.

Fontes: rotacapixaba, overmundo, morrodomoreno

2 comentários:

  1. Olá Adriana, esta é uma queixa antiga dos Canelas-verdes. Vergonha um ponto turístico tão lindo estar fechado há tanto tempo! Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Ei Vini!!

    Q bom vc por aqui!.Fiquei muito indignada com o ocorrido,o ES não merece esse descaso...

    Abç.

    ResponderExcluir

Bem vindo!,seu comentário é muito importante.