22 outubro 2010

Casa Orgânica

Acho que já deixei expresso minha opnião em alguns posts o quanto gosto do conceito de projetar para atender o usuário.Essa influência vem dos conceitos de Frank Lloyd Wright, que acreditava que uma casa deve nascer para atender às necessidades das pessoas e do caráter do país como um organismo vivo. Sua convicção era de que os edifícios influenciam profundamente as pessoas que neles residem, trabalham ou rezam, e por esse motivo o arquiteto/projetista/designer é um modelador de homens.
Legal isso né?! .
Conheçam então um pouco de um exemplo desse conceito em sua mais profunda e total  performance,o projeto de Javier Senosiain a  casa Nautilus.






O Organicismo surgiu como uma reação a frieza do Funcionalismo e a sua falta de intimidade com o corpo humano.O conceito busca moldar o espaço ou móvel ao usuário,de forma que esse não se adapte a função,mas sim a função a ele.
O Organicismo consiste na ausência de linhas retas e superfícies planas ,assim como arestas e ângulos;na preferência aos mesmos quando esses não podem ser evitados dando continuidade a superfície (Reader's Digest,1975,p.350);na preocupação de obter formas atípicas,na utilização de materiais nobres,como madeira,metal,vidro e tecidos,combinados com plásticos e derivados a outros materiais modernos (...) ,e na preocupação com a cor através da qual se busca  harmonização e determinados efeitos psicológicos de quem os utilizará.
A casa de Javier está localizada em Naucalpan, no México. Paz,tranquilidade,integração e design e transmitido em cada "poro "da construção.


















Linda demais!!

Abç ,aguardo os comentários.

Adriana.

Fonte: Trabalho de Graduação,Javier Senosiain

3 comentários:

  1. Olá! Sinceramente, no meu humilde mundo, nunca imaginei que algo tão maravilhoso como esta casa, pudsesse existir. Andei por toda ela, e tive duas reações. Num primeiro momento parecia estar num conto de fadas, de tão lindo e colorido que é esta obra de arte. Num segundo momento parecia que eu era uma criança e estava num paraíso de bonecas. Adorei. Parabéns.
    Fátima Helena...

    ResponderExcluir
  2. Olá!


    Bem vinda!e obrigada!!!

    Também gosto muito desse projeto,volte sempre.

    Abç.

    ResponderExcluir
  3. Este projeto é maravilhoso, encantador!

    ResponderExcluir

Bem vindo!,seu comentário é muito importante.