29 setembro 2010

Salas de banho

Antes de começar o post de hoje gostaria de comentar com nossos visitantes diários,o quão feliz estou pelo selo(a sua direita na página)de participação no Top Blog!! não é demais??!!!.
Então se gostou da página deixe o seu voto lá!!!.
Outra coisa é sobre o selo do planeta sustentável. O selo do Planeta Sustentável é uma ferramenta que divulga atitudes essenciais para quem quer agir no presente com os olhos no futuro,legal não é?!!.Adorei!!.
Vamos ao post...




Salas de banho


Das latrinas da idade média as salas de banho atuais,o banheiro é um dos espaços que mais se transformou com o passar do tempo.

A Idade Média, muito apropriadamente chamada de Idade das Trevas, protagoniza o total sepultamento dos hábitos de higiene. A Igreja, poder político e cultural absoluto, abominava os banhos tratando-os como "Orgias Pecaminosas". Imaginem!!!

Latrina da Antiguidade

Tem início então um período de imundície com conseqüências desastrosas para a Europa. Segundo os sanitaristas, as constantes epidemias que assolaram o Velho Mundo durante a Idade Média foram provenientes da total ausência de higiene por parte da população. As necessidades fisiológicas eram “despejadas” pelas janelas.


Na França, para avisar os transeuntes sobre a “descarga” dos detritos, convencionava-se falar “Gardez L'eau” [lá vai água]. Acredita-se que dessa expressão tenha se originado a expressão
Loo, que significa banheiro na Inglaterra.

As vezes fico imaginando essa cena...rs...

Os banhos eram escassos, quase inexistentes. Em famílias pobres, quando eles aconteciam, a água servia para banhar a família inteira em uma tina. Primeiro os homens, depois os filhos e por último as mulheres.Argggghhh!!!

Bem,superada pela humanidade essa fase "negra"onde a palavra conforto nem se quer existia,pois tudo era questão de mera sobrevivência para a maioria da população.
No sec.XX no Brasil O banheiro foi então incorporado em definitivo a planta da casa e é nos dias atuais espaço não só de higiene,mas de relaxamento,intimidade,beleza,conforto e luxo.Espaço que comporta hoje alta tecnologia voltado ao bem estar.
Luxuoso ou mais básico,o que não pode faltar independente do tamanho é: uma boa ducha,iluminação adequada e uma bela bancada.




















Abç,


Adriana.


Fonte:shvoong,Livro:Casa pequena história de uma idéia-Rybczynski,casa,deca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!,seu comentário é muito importante.