02 abril 2010

PÁSCOA DECOR

FELIZ PÁSCOA A TODOS!!!


Algumas pessoas levam a decoração de Páscoa tão a sério quanto as árvores de Natal. Não é difícil encontrar ovinhos coloridos pendurados em árvores. Algumas são verdadeiras obras de arte!



Pessach ou Páscoa? Diferenças Entre a Páscoa Judaica e a Cristã

É comum a comparação entre a páscoa e o Pessach, ou até mesmo a afirmação que o Pessach é a páscoa dos judeus. Os dois têm a mesma origem e celebram momentos importantes para as suas religiões e culturas.

O Pessach é uma festividade judaica que deu origem à páscoa. Ela começou há mais de três mil e quinhentos anos, no Egito. Ela representa a fuga (êxodo) do povo judaico do próprio Egito, que foi liderada por Moisés. Assim os judeus começaram a comemorar essa festividade para lembrar as vitórias de seu povo. Obviamente que essa festa passou por mudanças radicais. Antigamente eram feitos sacrifícios animais, e hoje o ritual que ocorre são sete jantares conhecidos como seder de Pessach (um por cada dia do chag matzot, ou seja, um por cada dia da semana que eles comemoram o pessach), com leituras religiosas e com hábitos determinados.


Esta é uma das festas mais importantes para a cultura judaica, pois representa a salvação de seu povo contra a escravização que os egípcios faziam. O pessach é tão importante para essa cultura que eles começam a estudar os rituais um mês antes do evento. Nessa época eles também não podem comer nenhum produto fermentado, segundo a declaração do Torá (livro sagrado usado pelos judeus). A palavra pessach vem do hebraico e significa passagem.



Existem diversas diferenças entre a páscoa cristã e o pessach, como os hábitos (os cristãos costumam comer ovos e adotam o coelho da páscoa como símbolo do evento) já o pessach adota rituais próprios. Mas a principal diferença entre o pessach e a páscoa está no motivo do evento. O primeiro fala da passagem do seu povo para outra terra, enquanto o segundo comemora a morte e ressurreição do Messias.
Apesar das diferenças, as duas culturas usam do evento para celebrar o momento mais importante das suas religiões.


A páscoa cristã comemora a morte e a ressurreição de Jesus, ressurreição que aconteceu três dias depois da sua crucificação.

Como não se sabe exatamente o dia da ressurreição, comemoramos a páscoa no primeiro domingo depois da lua cheia, que ocorre entre os dias 21 de março e 25 de abril, chamada data do equinócio.
São diversas as formas de celebrar a páscoa. Cada região simboliza a páscoa de uma forma. Seus símbolos são:

- O cordeiro, que simboliza Jesus sendo morto por seu rebanho;
- A cruz, que simboliza o sofrimento de Jesus;
- O pão e o vinho, que simbolizam a vida eterna;
- O ovo, que simboliza o novo nascimento;
- O coelho, que simboliza a nova geração de fiéis;
- O círio simboliza a luz do mundo, que é Deus;
- O girassol, que simboliza a busca do homem pela luz;
- A colomba pascal, que simboliza a vinda do Espírito Santo;
- O sino, que simboliza a alegria e a celebração pela ressurreição de Jesus.


Mas o importante é não esquecer que o ovo é símbolo da ressurreição de Cristo, que representa a vida e por isso faz parte da festa da páscoa.

Abç. a todos

Adriana.




Veja mais em:
sementinhas para crianças,artesmanuais,brasilescola,ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!,seu comentário é muito importante.