14 abril 2010

O QUE LEVA CLIENTES A UMA LOJA ?

Já se  perguntou?
Vamos a algumas reflexões a respeito.
Um assunto que gosto muito é o marketing.Acho fascinante a forma como  ele quando bem aplicado faz o produto ser percebido pelo cliente.
Em minhas andanças internéticas rs...se é que existe esse termo..rss..,me deparei com o e-book Conquistar Clientes e Vender ,do Carlos Martins, gostei da abordagem básica e bem didática .É um guia prático de perguntas e respostas que podem ser aplicadas no dia a dia da empresa,no comércio e na área de serviços.Ótima dica de leitura.

Em Marketing, produto é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade. Contudo é muito mais do que apenas um objeto físico. É o pacote completo de benéfícios ou satisfação que os compradores percebem que eles obterão se adquirirem o produto. É a soma de todos os atributos físicos, psicológicos, simbólicos e de serviço. Ou seja o tangível e o intangível.

Alguns devem estar pensando o que isso tem haver com um blog de  projetos?,diretamente? nada ...e tudo.

Na elaboração de um projeto comercial ,o principal desafio é criar um ambiente dentro dos desejos do cliente e que seja  atrativo e adequado ao público alvo.A ambientação é capaz de selecionar ou não o público frequentador.Essa é  questão importantíssimas que não deve ser desprezada,é uma ferramenta que deve ser utilizada com muito critério no decorrer do desenvolvimento do projeto.

O consultor Carlos Martins ,no artigo O que leva clientes a uma loja?,faz uma explanação interessante sobre o tema.Ele diz que as empresas, produtos e serviços costumam guardar uma estreita relação com seus respectivos consumidores.
Na verdade o que leva clientes a empresa está diretamente relacionado com as experiências, necessidades e desejos dele.
De forma simples,ele da o seguinte exemplo: Vamos considerar a palavra  "LEVAR" separando cada letra como forma de divisão para seus produtos e serviços.
 
L de Lazer  =  produtos /serviços para diversão :entretenimento,passatempo(jogos,brinquedos,etc)
E de Economiapraticidade: utlilidade,manutenção(fogão,geladeira,ferramenta,etc)
V de Valor   = bens duráveis,patrimônio,segurança(empresa,casa,carro,ferramentas)
A de Auto-estima  = satisfação pessoal :vestuário,corpo,mente(moda,clinicas do corpo,academias,etc)
R de Reconhecimento  = Status : promoção,cultura (joiás,titulos,promoção,etc)
 
É importante relacionar sua empresa, os produtos que você vende,os serviços, com o tipo adequado ao seu consumidor.A ambientação, a decoração da vitrine,a exposição dos produtos,o uniforme dos funcionários,a embalagem dos produtos,sua propaganda etc...,quanto mais adequado for o " ambiente" da sua empresa ,da sua loja ,aos produtos e serviços que você oferece,mais eficientes serão seus esforços para os bons resultados.
Se pergunte sempre,Conheço o meu  cliente? E verifique se sua empresa,loja ou escritório está do jeito que  seu cliente gostaria de ser recebido.
  É um assunto extenso que pincelei,até porque não sou especialista no assunto e nem tenho pretensão ,sou mera observadora curiosa ,porém sei que o resultado final satisfátorio num projetos comercial depende também dessas reflexões que adentram o marketing.
Num segundo momento farei uma parte complementar a essa falando um pouquinho de endomarketing.Afinal informação é poder e da competitividade a empresa.
Sabe o que é Endomarketing? se não,aguarde..
 
Abção,
 
Adriana.
 
Fontes:
 Carlos Martins O que leva clientes a uma loja?

Wikipedia

3 comentários:

  1. Adoreiiiiiii, já li o livro varias vezes e tenho ele aqui no meu computador, mas a maneira como vc colocou ficou ótimo, vou levar para treinamento...inclusive lá do salão..rs.
    Adorei Dri, vc abordar esses temas no seu site e digo: " TEM TUDO A VER"

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  2. Obrigado querida volte sempre.

    Abç,

    Adriana.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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