03 março 2010

HOME OFFICE - ESCRITÓRIO EM CASA



Uma querida amiga me pediu um post sobre home office,então esse será nosso assunto da semana.
Hoje cada vez mais gente trabalha em  casa,sendo assim o papel do escritório, hoje chamado de home office, cresceu no  mundo inteiro.Seja por conveniência ou por economia,cada vez mais as residencias demandam um espaço em que se possa exercer as atividades de um escritório, a tecnologia está a nosso favor, hoje tudo é possível através do computador e dos sitemas de comunicação.

Clean

Mas não é por ser em nossa casa que vale um canto qualquer,auto-la.Lembre -se sempre que ,nosso espaço influencia diretamente na nossa auto-estima,então como em toda a sua casa, planeje com carinho,mesmo que não tenha um espaço em separado só   para o home office.
Outra ponto importantíssimo que não pode ser esquecido é a ergonomia,mobiliário com altura adequada a seu biótipo e cuidados com a iluminação evitam novos problemas de saúde ou o agravamento dos existentes.

Como nem tudo são flores no conforto de sua casa, nada de paradinha toda hora para ir a geladeira ou dar uma espiada na tv,decidir o cardápio do almoço no meio do expediente então, nem pensar.É preciso organização e disciplina para que a rotina doméstica não atrapalhe o bom funcionamento da sua casa ou do seu trabalho.
As têndencias serão sempre funcionalidade,conforto e praticidade nessa ordem.Dicas que contribuírão para um dia a dia mais feliz:

•Tenha um expediente e feche o escritório ao final dele: Mesmo trabalhando a partir de casa, não é saudável nem produtivo para a maioria das pessoas considerar-se 24h por dia a serviço. Mantenha seu escritório em uma área separada, e estabeleça rotinas e horários para estar nele ou não. Não há problema em fazer horas extras, desde que elas não sejam rotina.

•Limite o espaço do seu escritório doméstico: O ideal é ter seu próprio cômodo, mas se não for possível, monte o escritório ao longo de uma ou duas paredes, com prateleiras instaladas acima da escrivaninha. Invista em um biombo ou outra forma de divisória – a separação de espaços vale este pequeno investimento.

•Capriche no isolamento acústico: Se você atende por telefone seus clientes ou parceiros de negócios freqüentemente, os sons típicos dos demais ocupantes da sua casa podem colocar a perder toda a boa impressão de profissionalismo que você trabalha tão duro para merecer. Da mesma forma, os sons da sua atividade no escritório não devem atrapalhar a vida dos demais ocupantes da casa.

•Disponha racionalmente os móveis e objetos: Pense no modelo adotado por um piloto de avião comercial: os instrumentos mais importantes para seu trabalho estão localizados exatamente à frente da sua posição usual de trabalho, e os demais ficam dispostos radialmente a partir deste núcleo, de modo que ele se desloca o mínimo possível para realizar seu trabalho. Não esconda dentro de armários distantes as ferramentas que você usa no dia-a-dia, nem desperdice o espaço das áreas mais nobres à frente da sua posição de trabalho.

•Não esqueça da ergonomia e segurança: Mesmo se o seu orçamento para montar o escritório doméstico for limitado, estabeleça (e cumpra) um plano para dotar-se de condições confortáveis de trabalho tão cedo quanto possível. Trabalhar em uma cadeira dura e fixa, numa sala escura sem janelas, com uma mesa que não foi feita para receber um teclado e um mouse, e com o computador, a impressora, o fax e o ventilador ligados em uma única tomada reduz sua produtividade, sua segurança e sua motivação.

•Conquiste seu espaço: Se as pessoas ficam entrando no seu escritório doméstico para usar o computador, a impressora, o grampeador ou o telefone, sua concentração vai por água abaixo, junto com a disponibilidade das suas ferramentas de trabalho – sem contar com o risco de alguém derrubar refrigerante no seu teclado quando estava dando só uma olhadinha no seu e-mail. Tenha espaços separados e mantenha o hábito do isolamento. E lembre-se de que a melhor forma de evitar que venham ao escritório em busca da sua tesoura e do seu grampeador é ter outros bons grampeadores e tesouras pela casa.
Como o assunto é extenso,vamos voltar a ele com outros enfoques.
 
"Cada indivíduo tem seu modo particular e pessoal de arrumar suas coisas.Aos designers cabe adequar esse modo pessoal a uma solução prática,eficiente,interessante e,acima de tudo,criativa." Mirian Gurgel.






Ousado,caso desejar é so "guardar" fechando as portas

Com muito estilo e bem minimalista


Vale investir na sua coluna com a cadeira adequada,daqui a alguns anos ela vai te retribuir funcionando bem...,não gostou do revestimento da sua cadeira? que tal trocar por um tecido que combine mais com você?


Postura ideal,tente.






Nas minhas andanças na net achei um artigo no www.efetividade.net com 7 dicas legais para se trabalhar em casa,vale conferir.
 
Abç a tds,
 
Adriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo!,seu comentário é muito importante.