JARDIM DE ERVAS - Minha Participação no CASA COR ES

O projeto Jardim de Ervas foi elaborado por nosso escritório para o Casa Cor ES,com inspiração conceitual na influência italiana no Brasil em especial a da região da Toscana associando-a a  elementos  da cultura capixaba.
O projeto se apropriou do resultado dessa junção cultural projetando para o presente um espaço de design de interiores atemporal com características capixabas. No projeto preservou-se os elementos arquitetônicos do espaço uma construção de 1702 na entrada da Baía de Vitória no ES.
Destaque para para as jardineiras onde se utilizou as panelas de barro das (paneleiras de goiabeiras), ícone e patrimônio cultural do estado.Nelas foram plantados os temperos e ervas medicinais do jardim onde se tornaram belos vasos numa proposta ousada e sustentável.





Sem pretensão de ser glamouroso e sim aconchegante e acolhedor, o espaço foi idealizado para uma família que tem uma vida profissional exigente e corrida e buscam ter em casa um retiro para recuperar as energias perdidas na vida agitada contemporânea.
Localizado ao ar livre como um atrium na residência,pois está  localizado no centro da casa,o Jardim de Ervas é um espaço propício para a prática de jardinagem e horta doméstica atendendo a ensaios gastronômicos familiares que estão em alta. Na área de estar criada sobre um deck de madeira ha o canto para  leitura com uma aconchegante chaise long e um sofá que convida o passante a conversas amenas ao ar livre sob o perfume do jardim e o canto dos pássaros que por vezes aparecem.
No painel de madeira que abriga a cascata e uma jardineira foram colocados gerânios pendentes,que brindam o observados com  lindas floradas durante o ano.A água elixir da vida brota do painel de madeira de uma forma muito simbólica estimulando sensorialmente o observador. As peças decorativas em ferro foram todas desenhadas pelo nosso escritório ,a iluminação cênica trás outra atmosfera e permite o espaço ser usufruído na mesma medida pela noite.
Objetivo alcançado com um espaço que transcendeu a energia da vida e abundância durante todo o evento,incentivando a conexão interna do usuário com a natureza e consigo mesmo.No Feng Shuí,( pronúncia correta em mandarim é "fon xuei".) esses  elementos utilizados são símbolos de vida ,abundância e prosperidade.








Detalhe dos vasos





Algumas fotos do antes:




Projeto Adriana Baccari,fotos acervo pessoal.


Abç.


Adriana.







Comentários

  1. Oi! Escrevi mas algo deu errado.. Escrevo novamente!
    Adorei este espaço!
    Parabéns e obrigada pela visita e comentário no meu blog.
    bjo
    ROsana
    www.simplesdecoracao.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosana!!!

    Que bom vc por aqui,bem vinda e volte sempre.

    abç,

    Adriana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo!,seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas deste blog

Lustre na sala de jantar sabe escolher o seu ?

AZUL INSPIRAÇÃO

Idéia de Índio